quinta-feira, 28 de agosto de 2014

MST Realiza formação de promotores Agroecológicos

Durante os dias 25 a 27 de agosto de 2014, vem acontecendo no centro formação Canudos mais uma etapa de formação de promotores agroecológicos tendo como publico participante assentados de diversas áreas de assentamentos do MST e técnicos com o intuito de promover a agroecologia no estado.
Segundo o técnico agrônomo Rabanal o objetivo dessas praticas é gerar autonomia na agricultura camponesa formando assentados que estejam disponíveis para compartilhar esses saberes dentro de um processo horizontal de aprendizagem camponesa.
Essa formação vem acontecendo em diferentes módulos onde no primeiro tratou-se especificamente da homeopatia do solo, essa segunda etapa a discussão se da na questão do manejo agroecológico do solo.  A  proposta é que aconteça até Fevereiro de 2015 mais 5 módulos todos direcionados no debate da agroecologia. Outro objetivo é que essas
formações socializem, construam e fortaleçam os conhecimentos técnicos e ferramentas da agroecologia para apoiar agricultura camponesa além de incentivar o  trabalho coletivo inserindo jovens e adultos entendendo que para fazer agroecologia, é necessário amor, cuidado e sabedoria que não vão estar nos livros didáticos,  destaca Marília, engenheira florestal.Nesse sentido, o MST com sua assistência técnica espera que essas pessoas se tornem, junto a esses conhecimentos, multiplicadores agroecológicos que possam contribuir para transformar e praticar a agroecologia em seus territórios.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Acampamento Valdir Macedo Inaugura Biblioteca Comunitária



No dia 14, quinta feira, no município de Cachoeira do Itanhy, na divisa de Sergipe com a Bahia, o acampamento Valdir Macedo inaugurou a sua Biblioteca Dona Maurina. O nome é em homenagem a uma grande lutadora  que dedicou sua vida a uma educação igualitária e as lutas sociais da região.
A iniciativa surgiu das próprias famílias por entenderem a importância da leitura no processo formativo/organizativo do MST e pela grande quantidade de jovens que hoje vivem no acampamento e nas comunidades vizinhas. Essa biblioteca tem por finalidades refletir o fortalecimento da luta do MST, em especial as famílias do acampamento destaca Fior da coordenação do acampamento. A  ideia dessa iniciativa, é entender que a educação se faz presente também na luta por terra, e temos que encarar isso como prioridade e compromisso em prol da luta relata Adailton da coordenação estadual do MST.

Para comemorar a iniciativa, diversas apresentações culturais foram organizadas para o dia: um coral juvenil do acampamento, grupos de capoeira, um leilão para ajudar  na manutenção da biblioteca, um ato político com entidades parceiras do MST e um almoço coletivo compartilhado com todos os presentes.  
No final do dia foi realizado um grande forro com o grupo pé de serra imburana de cheiro que animou toda companheirada.