quarta-feira, 29 de abril de 2015

UFS e MST Promovem 2º Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária

Durante os dias 28, 29 e 30/Abril estará acontecendo na Universidade Federal de Sergipe a 2º edição da jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária Popular. Temas como Questão Agrária, Meios de Comunicação, Criminalização dos Movimentos Sociais, Educação do Campo e Juventude estarão sendo debatidos  nesses três dias de jornada.
Como também exposição fotográfica e de vídeos, atividades culturais, além de uma feira da Reforma Agrária com produtos Agroecológicos das áreas de Assentamentos e Acampamentos como: hortaliças, legumes, frutas, bolos, biscoitos e artesanatos que estarão sendo comercializados com uma garantia de qualidade e de baixo custo.
A jornada acontece dentro do calendário de lutas do mês de Abril, que nesse ano relembramos o massacre de Eldorados dos Carajás  que ocorreu a 19 anos atrás onde 21 trabalhadores rurais Sem-terra foram brutalmente assassinados no Estado do Pará em 1996.   
Uma das propostas é mostrar para o espaço acadêmico, as causas pala qual o MST luta e se organiza no sentido também de conhecer a estrutura da Universidade, protagonizando o debate da Reforma Agrária Popular em seus variáveis aspectos sociais, econômicos e culturais dentro do cotidiano da sociedade Brasileira. Com isso aproveitar o momento para que possamos fazer uma analise de conjuntura entre o campo e a cidade em um processo de estreitamento e discussões dessas demandas que venham facilitar na construção de debates das politicas para a educação em um sentido que possamos melhorar cada vez mais.    
  



segunda-feira, 27 de abril de 2015

Movimentos sociais protestam contra os 50 anos da Rede Globo

Cerca de 150 manifestantes se reuniram neste domingo, 26, na praça Maracaju, em Aracaju, para protestar contra a comemoração dos 50 anos da Rede Globo. Em marcha ao som de batuques e palavras de ordem, como “o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo” e “a verdade é dura, a Rede Globo apoiou a ditadura”, seguiram até a sede da filiada da Rede Globo no Estado, a TV Sergipe.

O grupo permaneceu em frente à TV Sergipe por cerca de uma hora. Entre os participantes estavam militantes de vários movimentos sociais, como Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (MOTU) Movimento Nacional pelos Direitos Humanos (MNDH) e Levante Popular da Juventude (LPJ).

Segundo os organizadores, o objetivo foi protestar contra a manipulação e a forma como a emissora distorce os fatos para que a sociedade compactue com o discurso das classes dominantes. “O ato  é contra os abusos que a Rede Globo comete com o trabalhador que não vê suas pautas e necessidades sendo notícia na TV, ao contrário, somos sempre criminalizados”, argumenta Maria José, do MOTU.

Mídia democrática - Já Roberval dos Santos, 42 anos, militante do MST, destaca a democratização da comunicação. “Precisamos de uma mídia democrática que não atenda só os anseios da classe dominante, precisamos regionalizar a programação ao invés de hegemonizar os conteúdos e apagar a cultura popular”.

Além  da criminalização dos movimentos sociais e o apoio à ditadura no Brasil, a sonegação de imposto da Rede Globo, a erotização da programação e o apelo à desvalorização da Petrobras também foram questionadas pelos manifestantes.

Após o ato, e com a chegada da Polícia Militar, os manifestantes retornaram em caminhada para a praça Maracaju, que contou vasta programação cultural, como apresentação de hip hop e de cantores locais. O ato em Sergipe faz parte de uma mobilização nacional.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

MST Participa de Mobilização em defesa da Classe Trabalhadora



Nesta Quarta-feira 15/04/2015, o MST, CUT, Sintese, Movimento dos Trabalhadores Urbanos(MOTU), Levante Popular da juventude e diversas outras organizações sociais sairam pelas ruas da Capital da Aracajuana em defesa dos Direitos da classe Trabalhadora, pela parte da manhã em alguns pontos da cidade ouvi ato politico e panfletagem, a tarde ás 14:00 horas uma grande  concentração de trabalhadores ocorreu no Parque da Cimenteira um dos cartões postais de Aracaju onde cerca de(numero de pessoas).

Durante todo o percusso intervenções com falas de representantes das organizações presentes reafirmavam a todo momento, apoio a luta da classe Trabalhadora, diante da pauta de reividicações apontadas como a PL 4330 que só atende os intereses dos empresários, o melhoramento da Educação na qual o MST repudia o feichamento das escolas do Campo que nos ultimos anos vem crescendo em todo País e em Sergipe não é diferente, o não a redução da maioridade penal, Reforma politica entre outras pautas que foram levantadas.