domingo, 13 de setembro de 2015

Famílias Sem terra festejam imissão de posse em Sergipe

Foram pouco mais de quatro anos de luta para que as famílias acampadas na Fazenda Camaçari, no município de Itaporanga da Juda, região Metropolitana de Sergipe, conquistassem o Assentamento Vitória da Conquista.

Centenas de pessoas participaram da celebração da conquista da área nesta terça-feira (8), ocupada no dia 17 de abril de 2011. O dia de comemoração foi ainda mais especial às 100 famílias que serão assentadas no local. 

Entre os convidados para a festa estavam autoridades municipais, como a prefeita Maria das Graças Souza Garcez, o Secretário de Agricultura do Estado, Esmeraldo Leal, membros da direção estadual e nacional do MST e o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Sergipe, André Bomfim.

A mística realizada pelos Sem Terra relembrou a dificuldade de se chegar até o momento da conquista da terra, e apontou os inúmeros desafios que se tem pela frente, como a garantia de uma produção intensa de alimentos, agroecológicos e de forma coletiva.


Após a entrega oficial da área, todos puderam confraternizar com um almoço coletivo ao som do típico forró pé de serra.

Feira da Reforma Agrária proporciona alimentos saudáveis a população de Aracaju





Macaxeira, milho, batata, banana, coco, abóbora, hortaliças, produtos industrializados e ainda uma variedade de artesanato.


Essas são apenas algumas das opções que a população de Aracaju pode encontrar em mais uma edição da Feira da Reforma Agrária de Sergipe, que acontece entre os dias 8 a 11/09 na Praça Fausto Cardoso. A feira conta com a participação de famílias assentadas e acampadas que se deslocaram de diversas regiões do estado e trouxeram uma grande variedade de produtos agroecológicos livres de agrotóxicos.
Nesta edição, uma das novidades é o Stand de Saúde Popular, onde uma equipe de médicos, enfermeiros e membros do setor de saúde do MST realizam vários exames como, pressão arterial, massoterapia, fitoterápicos e debates sobre direitos sociais.
Durante todas as noites, um verdadeiro festival da cultura popular nordestina faz a animação do evento, com forró pé de serra, apresentações de grupos culturais de Sergipe e o coral dos Sem Terrinha.

Um dos principais objetivos da feira é justamente fortalecer a relação entre campo e cidade, dando a oportunidade das pessoas comprarem os alimentos diretamente de quem planta e colhe a produção.