quinta-feira, 1 de agosto de 2013

FEIRA INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE NO CAMPO NO ASSENTAMENTO 8 DE OUTUBRO

Nesta quinta-feira (01/07), a primeira Feira Interdisciplinar de Saúde no campo foi realizada no Assentamento 8 de Outubro, no município de Simão Dias (região agreste do estado de Sergipe). A atividade tinha como objetivo de levar práticas de promoção e prevenção da saúde ao trabalhador rural.
 Na região, o número de diabéticos e hipertensos é muito grande. O descontrole dessa doença gera outras enfermidades por conta da irregularidade de exames. Dessa realidade surgiu a necessidade de trabalhar a promoção da saúde e a prevenção de doenças.
 Segundo a médica e militante do MST Adriana Leal, “a Feira de Saúde envolveu toda a comunidade do assentamento e as comunidades vizinhas, através de palestras e oficinas. Os temas foram escolhidos para que as pessoas aprendam a como controlar e evitar tais doenças, e possam multiplicar esse conhecimento para outras pessoas em suas comunidades.”


Lenivaldo Nunes, secretário de Saúde do município de Simão Dias, presenciou a Feira.  “A atividade foi importante, porque ela trouxe à comunidade os cuidados com a saúde, mais também trouxe harmonia e confraternização com outras comunidades através das atividades culturais que foram realizadas”, ressaltou Nunes. O secretário de Saúde parabenizou o MST pela sua história de luta e pela conquista de uma futura Unidade básica de Saúde da Família no Assentamento 8 de Outubro. Ele afirmou que um projeto será elaborado para levar a experiência da Feira de Saúde do campo a outros assentamentos.


A Feira interdisciplinar de Saúde do Campo foi um momento de fundamental importância para todos que estiveram presentes, pois muitos não frequentavam ou nunca frequentaram um consultório médico. A saúde pública é um direito de todos e um dever do Estado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário