segunda-feira, 3 de junho de 2013

A juventude organizada dos movimentos sociais, grupos culturais e pastorais realizam a Segunda Etapa da Escola de Formação da Juventude da Classe Trabalhadora no Alto Sertão de Sergipe

Entre os dias 30 de maio e 2 de junho, a juventude dos movimentos sociais, grupos culturais e pastorais do Alto Sertão Sergipano realizaram a segunda etapa da Escola de Formação da Juventude do Campo e Cidade, no assentamento Zé Emidio (município de Nossa Senhora da Glória). O evento contou com a participação de mais de 30 militantes.

A proposta dessa formação surgiu como iniciativa do Coletivo da Juventude do Campo e Cidade do Alto Sertão – articulação de movimentos sociais, pastorais, grupos culturais que nasceu em 2006, com o objetivo de proporcionar espaços de formação política, organização e luta à juventude sertaneja. Ao longo de sua história, o coletivo vem proporcionando o protagonismo da juventude e o fortalecimento da unidade política na construção de um projeto popular.

Em 2011, o coletivo mobilizou cerca de 10 mil pessoas em uma grande manifestação juntamente com o Território do Alto Sertão e outros apoiadores, reivindicando a implantação de um Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no Sertão, esse ano de 2013 também aconteceu o I Acampamento da Juventude do Campo e Cidade, no município de Monte Alegre- SE para reafirmar a luta pelo Campus da UFS.

A mais recente atividade do Coletivo foi a Segunda Etapa da Escola de Formação que aconteceu durante quatro dias de encontro, onde toda militância pôde debater o funcionamento da sociedade, as contradições geradas pelo desenvolvimento do sistema capitalista e os desafios enfrentados para sua superação. Além disso, os jovens participaram de oficinas de agitação e propaganda, se familiarizando com instrumentos de luta como Graffiti e Xaxado.

Os militantes presentes reafirmaram a necessidade de interação do campo e da cidade na transformação social. É com esse sentimento de compromisso com a Luta Popular, que ainda esse ano, no mês de setembro, será realizada a terceira e última etapa da Escola de formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário