quinta-feira, 4 de abril de 2013

MST comemora o nascimento do assentamento Daniel Ricardo


Dia 3 de Abril, o MST-Sergipe comemorou a emissão de posse da antiga fazenda Japão, hoje projeto de assentamento Daniel Ricardo, no município de Canindé de São Francisco (Alto Sertão Sergipano). “Para as 43 famílias do assentamento, o dia é de grande alegria. Porque agora, graças a nossa luta, esta terra é nossa”, ressaltou Laurena Barbosa dos Santos, coordenadora do assentamento

A luta foi sofrida: quando as famílias do MST ocuparam a fazenda Japão, 8 anos atrás, o dono reagiu com a maior truculência: “Uma noite, o filho do fazendeiro e 10 homens armados tocaram fogo nos barracos”, lembra seu Barnabé, então acampado na fazenda. “A gente só pode tirar algumas coisas e ir embora. A maioria dos barracos queimou. Todo mundo teve que se mudar para outro acampamento, na beira da estrada.”

O MST não parou de reivindicar a área, que foi atribuída às famílias Sem Terra através do Convênio de Terras firmado entre o Governo de Estado de Sergipe e o Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Segundo Gileno Damascena Silva, dirigente do MST em Sergipe: “A emissão de posse da fazenda Japão representa o fechamento do ciclo do primeiro Convênio de Terras, que permitiu o assentamento de mais de 1000 famílias na região do Alto Sertão sergipano.”

O assentamento foi nomeado Daniel Ricardo, em homenagem a Daniel Ricardo dos Santos, um filho da região de Canindé, grande amigo e apoiador da luta do MST desde os primeiros acampamentos, falecido este ano.

Dezenas de assentados e acampados do MST em Sergipe participaram do ato, assim como personalidades públicas e representantes do Estado. O vice-governador do Estado de Sergipe, Jackson Barreto, reafirmou a importância da reforma agrária e da luta do MST para o desenvolvimento do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário