terça-feira, 3 de setembro de 2013

A luta pela UFS sertão, uma luta dos movimentos sociais.

O Coletivo da juventude Campo e Cidade do alto sertão sergipano é uma articulação da juventude dos Movimentos Sociais do campo, pastorais, grupos culturais, sindicatos, estudantes dos diversos municípios do alto sertão sergipano, que desde 2008 vêm buscando se organizar enquanto juventude da classe trabalhadora para unificar força e bandeiras de luta. Partindo a principio de uma analise da conjuntura política e da realidade social da juventude do alto sertão sergipano, diante dessa realidade se percebeu a necessidade da juventude sertaneja buscar instrumentos de organização, para construir lutas comuns a toda a juventude.

Assim a juventude iniciou a construção do Coletivo Campo e Cidade sustentados no tripé; Organização, Formação e Luta. Pois para nós, olhar a juventude do Alto Sertão Sergipano é também olhar para os desafios e sonhos que estão presentes na história e na vida do povo sergipano. Como em outras regiões o alto sertão sergipano possui diversas características que o diferencia dos demais territórios. Fatores como a escassez de chuvas, a falta da efetivação de políticas públicas e a desigualdade social, apresentam-se como desafios que condenam à juventude a ociosidade, ao subemprego ao êxodo rural e a não continuidade dos estudos. Poucos ainda conseguem se deslocar para a capital para continuar os estudos, porém com alto custo de sacrifício, principalmente financeiro por parte de suas famílias.
Diante dessa necessidade o Coletivo da Juventude organizou um programa de formação política com o objetivo de estudar a realidade e construir elementos de luta para modificar essa realidade, pois esse território é marcado pelos conflitos de luta pela terra, e a marcha de luta precisa continuar na construção de projeto popular.
Em 2009 o Coletivo da Juventude Campo e Cidade retoma a luta pela implantação do campus da UFS sertão que tinha sido iniciada em 2003 pelo Síntese,( Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Sergipe) onde foi feito um grande movimento na região com debates e construiu um grande abaixo assinado que foi entregue ao Presidente da Republica. Porém nesse momento o campus que esta vindo para o sertão foi implantado na cidade de Itabaiana.
Com muita firmeza e convicção no dia 19 de agosto de 2009, realizamos o primeiro ato pela implantação Sertão do campus da Universidade Federal em São Cristóvão em Marcha entoando palavras de ordens, cantarolando em direção ao auditório da reitoria, onde aconteceu audiência com a presença do reitor, Deputados estaduais, vereadores, lideranças religiosas, movimento estudantil e representações dos diversos territórios sergipano.
Após esse ato o Coletivo da Juventude Campo e Cidade levou a pauta do campus da UFS sertão para o colégio territorial, a partir desse momento a pauta se torna uma pauta de todo Território da Cidadania do Alto sertão, onde houve diversas reuniões, debate, seminário, e construímos juntos estratégia de luta. Entre as inúmeras destacamos; Setembro de 2009, foi realizado, em Nossa Senhora da Gloria uma audiência com lideranças políticas, com a presença da juventude sertaneja. Onde foi firmado o compromisso da luta pelo campus sertão. Em março de 2010, foi realizada na Assembléia Legislativa, uma audiência com a presença a presença da juventude e liderança das diversas organizações e movimentos sociais do território do alto sertão. Em 11 de agosto de 2011, foi realizada uma grande Marcha com a participação 12 mil pessoas, saindo do Projeto de assentamento Queimada Grande ao Ginásio de esporte da cidade de Poço Redondo, onde aconteceu audiência publica. Em 2012 ocupação/ fechamentos da rodovia em Nossa Senhora da Gloria. Em marco de 2013 na cidade de Monte Alegre o Coletivo da Juventude Campo e Cidade realizou o 1º acampamento da Juventude com a participação de 400 jovens oriundos de movimentos como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Levante Popular da Juventude (LPJ), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Grupo Teatral Oiteiros, Grupo Raízes Nordestinas, Departamento de Geografia da UFPE, Aliados Pelo Verso (ALPV), Grupo Teatral Valdice Freire, Sindicato dos Trabalhadores Rurais – FETASE, enfim a juventude campo e cidade como documento final construímos uma carta de reivindicação da UFS e uma solicitação de uma audiência pública com o Ministério da Educação e Cultura (MEC).
A pauta da UFS Sertão de tornou uma pauta de todos os movimentos sociais, organizações e sindicatos da região, também para alguns políticos, a UFS Sertão nos últimos tempos se tornou o maior ponto de debate e discussão nas rádios, escolas, universidades, sindicatos, câmara de vereadores, assembléia legislativa e os movimento sociais e populares levantaram pela juventude sertaneja, Pois universidade no Sertão é um sonho que se aproxima.
Contudo, a luta pelo Campus UFS sertão, está dentro da pauta de luta por uma Educação do Campo, e essa luta continuará, pois precisamos garantir que o CAMPUS SERTÃO venha contribuir e fortalecer com a luta por reforma agrária e a consolidação do campesinato e desenvolver tecnologia de convivência com o semi-árido, fortalecendo a agricultura camponesa.

Elielma Barros e Damião Rodrigues
(Coletivo da Juventude Campo e Cidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário