sexta-feira, 24 de maio de 2013

MST comemora a conquista do pré-assentamento Josué de Castro em Poço Redondo (Alto Sertão de Sergipe)

"Foi uma luta sofrida e difícil, mas valeu a pena." Nesta sexta-feira, 24 de maio, depois de 10 anos de luta, Maria José Anjo da Silva, coordenadora do acampamento Josué de Castro (município de Poço Redondo, SE), e as 26 famílias acampadas no local puderam, enfim, celebrar a sua vitória.


As 26 famílias Sem Terra conquistaram a terra da antiga fazenda Lagoa da Vila, que pertencia até então a um fazendeiro do município de Nossa Senhora da Glória. O caminho da vitória foi árduo: as famílias tiveram que resistir durante 10 anos debaixo da lona preta, escaudada pelo sol do Sertão,e ficar firmes frente às ameaças de despejo. Elas enfrentaram também a truculência do fazendeiro: "Uma noite, teve um tiroteiro na frente dos barracos.Ficamos com muito medo", lembra Maria.

O fazendeiro resistiu até a última hora: mesmo depois da emissão de Posse, ele tentou impedir que as famílias Sem Terra organizassem a festa da vitória dentro da sede da antigua fazenda. Mas as famílias não se deixaram intimidar: "Entramos, porque agora a área é nossa. Não é mais a fazenda Laoga da Vila, agora estamos no pré-assentamento Josué de Castro."

O acampamento Josué de Castro se destacou pelos esforços das famílias para organizar e embelezar o local. Os acampados plantaram mudas nativas, buscando água de uma barragem distante, com baldes, para aguar as plantas durante todo o verão. Enfeitaram o acampamento com lindas estátuas de madeira, tornando o Josué de Castro um dos acampamentos mais lindos do Estado. "Companheiros e companheiras, vocês são o nosso orgulho. Preservar o meio-ambiente, organizar coletivamente e limpar o acampamento: isto é o MST.", parabenizou o deputado estadual João Daniel (PT).

"Agora esta área que nunca foi produtiva vai ver famílias plantando, produzindo alimentos.Não tenho palavras para dizer a nossa alegria", se emocionou José Augusto, dirigente do MST-Sergipe.

O ato contou também com a presença de representantes do governo do Estado e do Incra. Leonardo Gois, Superintendente do Incra em Sergipe, parabenizou a vitória das famílias. Segundo o Superintendente, o pré-assentamento "vai entrar agora em uma segunda fáse: a criação do assentamento, que vai trazer às famílias  as políticas públicas voltadas ao público da reforma agrária.







Nenhum comentário:

Postar um comentário