segunda-feira, 27 de maio de 2013

“Fechar escolas no campo é uma tragédia educacional”, declara ministro

Em audiência com o Ministro da Educação Aloizio Mercadante, nesta quinta-feira (23/5), representantes do MST apresentaram uma proposta de parceria com o Ministério da Educação (MEC) para a construção de novas escolas no campo, além de promover uma ação articulada junto ao ministério para impedir o fechamento das escolas já existentes.
O ministro comentou que o "fechamento de escolas no campo é uma tragédia educacional. Estamos atrás de obter escolas e não fechá-las”, ressalta.
Segundo Maria Cristina Vargas, do setor de Educação do MST, “a educação é fundamental para o desenvolvimento do campo brasileiro. Portanto, não só manter, como também construir novas escolas no campo deve ser priorizado pelo governo”, afirma.
A ação articulada entre o MEC, Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e MST consiste em promover um Seminário que vá discutir junto aos secretários de educação municipais a importância de garantir a construção e permanência de escolas no campo e orientá-los em como acessar o sistema do ministério.
Maranhão e Alagoas são os estados que apresentam os casos mais graves de fechamentos de escolas no campo. O movimento vai promover junto ao ministério uma ação articulada de audiências públicas nos respectivos estados para pautar a importância da educação no campo.
O ministro afirmou que o MEC não tem restrição alguma em estabelecer parceria com os movimentos sociais para avançar no processo da educação no campo, e anunciou a construção de 3000 escolas rurais até 2014, uma vez que o problema não é financeiro e sim operacional.

Da pagina do MST.

Acesse: www.mst.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário