sexta-feira, 17 de maio de 2013

MST comemora 17 anos da conquista do Assentamento Cuiabá, em Canindé de São Francisco

O Assentamento Cuiabá, situado no município de Canindé de São Francisco (Alto Sertão de Sergipe) era uma fazenda improdutiva com aproximadamente 3.400 hectares, que pertencia a Antônio Duarte Dutra. Dia 12 de março de 1996, 2800 famílias Sem Terra reivindicando a área montaram um acampamento no entorno da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF).


O acampamento foi organizado pelo MST, com apoio de setores da Igreja local. Segundo o dirigente e hoje Deputado Estadual, João Somariva Daniel, “a ocupação Cuiaba é uma das maiores ocupações da história do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Brasil e a maior de Sergipe.”
Mesmo com certa complacência do proprietário da fazenda ocupada, que não arquitetou restrições à desapropriação, a luta dos acampados foi árdua: o Estado não viabilizava a realização rápida do assentamento. Os acampados tiveram que enfrentar fome, problemas de saúde e tensão com a comunidade local.
A luta foi vitoriosa. Hoje, a área se tornou um projeto de reforma agrária, e um marco histórico na luta do MST no Estado de Sergipe. Segundo João Daniel, ela foi o ponto de partida de “uma mudança completa no Alto Sertão, trazendo desenvolvimento econômico e social na região.”
Sábado 18 de maio, uma grande festa será organizada no assentamento para comemorar esta luta importante.



Confira a entrevista do dirigente e hoje Deputado Estadual (PT), João Somariva Daniel, que acompanhou essa grande conquista.



Qual é o significado da conquista do Cuiabá para o MST?

João Somariva Daniel – A luta pela terra no Alto Sertão Sergipano iniciou-se muito antes do 12 de março de 1996. O significado da luta pelo assentamento Cuiabá é diferente das lutas anteriores: a ocupação Cuiabá é uma das maiores ocupações da história do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Brasil, e a maior de Sergipe. Aqueles que tiveram a oportunidade de ver fotos e imagens se certificaram de uma mudança completa no Alto Sertão. Pastores, padres, intelectuais, estudantes e pessoas que vivem na região têm a clareza que teve uma grande mudança a partir dessa ocupação.
Essa data representa uma das maiores demonstrações de que, quando a classe trabalhadora do campo se organiza, ela conquista espaço, força e poder. Na época, a maioria dos camponeses não tinha nenhum pedaço de terra para plantar, e os órgãos governamentais, INCRA e Governo do Estado, se negavam a desapropriar fazendas na região. Os trabalhadores conquistaram a terra através de ocupações, trancamentos de rodovias e caminhadas.
Hoje, o MST é muito forte na Região do Alto Sertão. Não é à toa que elegemos vereadores e prefeito. Temos grandes exemplos na cooperação agrícola e um grande poder de produção. E um momento de muita felicidade para todos. O Movimento ajudou a sociedade da região a pensar, refletir, amadurecer e apoiar a organização.

Os acampados tiveram apoio da população?

As grandes caminhadas em meados de 1997, a primeira grande manifestação em Canindé de São Francisco, no dia 12 de março de 1996, não tiveram apoio da sociedade. Hoje essa história mudou, temos programas de rádio e apoio da população. O comércio sabe o quanto a economia cresceu com a participação do MST.

Qual é a importância do MST no processo de desenvolvimento na Região do Alto Sertão Sergipano?

A importância do Assentamento Cuiabá para a região é sem dúvida a distribuição das riquezas. Temos várias lideranças na região relatando que, na época, os fazendeiros vendiam gado e compravam produtos agropecuários em outras regiões ou na capital, e empregavam no máximo dois vaqueiros, sem os direitos trabalhistas. Hoje essas mesmas áreas têm, na grande maioria, centenas de famílias produzindo, a exemplo do assentamento Jacaré Curituba, que conta aproximadamente 700 famílias, e do assentamento Cuiabá, onde vivem mais de 300 famílias.
O Cuiabá teve um desenvolvimento fundamental no desenvolvimento da região. O latifúndio traz miséria e desemprego. Ao contrário, a distribuição da terra traz desenvolvimento econômico e social. Isso é comprovado no mundo inteiro.
 O Sertão mudou a partir da implantação dos assentamentos do MST. O maior exemplo é o município de Poço Redondo, antes e depois do MST. Esse ano, conquistamos 30 milhões de reais que serão investidos na construção de habitações em assentamentos. Estes novos assentamentos vão trazer desenvolvimento na região.
A Reforma Agrária traz desenvolvimento econômico, político, cultural e social, transforma e agrega valores às famílias. Esse é um grande feito do MST: dar um sentido à vida das pessoas e trazer a esperança de ter o que comer, onde dormir, onde produzir e educar seus filhos. É resgatar o sonho de uma sociedade mais justa e igualitária.
Coletivo de Comunicação do MST-Sergipe, 17 de Abril de 2013




Nenhum comentário:

Postar um comentário