terça-feira, 23 de julho de 2013

MST ocupa Companhia de desenvolvimento de recursos hídricos em Aracaju (SE)



Na manhã desta terça-feira (23/07), cerca de 200 famílias do MST ocuparam a sede da Companhia de desenvolvimento de recursos hídricos (Cohidro) do estado de Sergipe, na capital Aracaju. A ocupação segue por tempo indeterminado.
As famílias são oriundas dos acampamentos Santa Maria, Mario Lago e Tingui, na região metropolitana do estado. O acampamento Tingui, que conta 220 famílias, é o mais antigo do estado de Sergipe, com 16 anos de ocupação.
As famílias Sem Terra reivindicam que os 12 lotes empresariais do perímetro irrigado Jacarecia II sejam desapropriados para fins de reforma agrária e destinados à agricultura familiar. “Estamos aqui, ocupando a Cohidro, para cobrar a federalização do projeto de irrigação, para assentar cerca de 600 famílias” ressaltou Gileno Damascena, da direção nacional do MST.
O complexo irrigado Jacarecica II está situado às margens do Rio Jacarecica, abrangendo os municípios de Malhador Areia Branca e Riachuelo. O perímetro irrigado estava, na sua origem, destinado a famílias de pequenos agricultores. Mas uma grande parte dos lotes foi entregue a empresários que cultivam a monocultura de cana-de-açúcar.
Além da federalização do Jacarecia II, o MST cobra também a Reforma Agrária e o assentamento imediato de todas as famílias acampadas no estado. Dia 25 de Julho, o MST organizará uma grande Marcha pela Reforma Agrária em Sergipe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário