terça-feira, 13 de agosto de 2013

Acampamento Santa Cruz: vida e esperança na luta pela reforma agrária

 
Há um ano e oito meses, 60 famílias organizadas pelo MST fundaram o acampamento Santa Cruz. O acampamento está situado próximo ao povoado Abadia (município de Jandaíra, Bahia),  na foz do Rio Real, divisa com o estado de Sergipe. 
Zê Raimundo ("Zê Cabeça"), coordenador do acampamento, lembra do início da ocupação. "Esta luta começou por um nada. A gente organizou uma primeira reunião, na qual participaram 10 pessoas. Depois do trabalho de base, entramos na ocupação com 60 famílias. Hoje, são 90 famílias que moram no local."
O acampamento está na beira da rodovia estadual (BA-099), a aproximadamente 15 quilômetros da cidade de Indiaroba (SE). Do outro lado da rodovia, começa o território da fazenda cobrada pelas famílias. "O fazendeiro mora em Aracaju e não planta nada nesta terra. Por isso, estamos aqui há quase dois anos, reivindicando o direito de cultivar o nosso pedaço de chão. E vamos prosseguir firme, até a vitória" ressalta Marcos, da coordenação do acampamento.
Os barracos, construídos de palha, são alinhados. No centro, um grande barraco serve para as reuniões e assembleias. Do lado, um barraco menor é utilizado como secretaria. Ambos são enfeitados. Tudo está muito limpo, refletindo a grande organização que reina entre as famílias.
A ocupação recebeu o nome de Santa Cruz em referência a uma festa popular da região. Quem visitar o acampamento no final de semana ficará impressionado com a cultura e animação que caracterizam o local: dezenas de crianças brincando entre os barracos, os pais tocando instrumentos tradicionais da região. Muita vida e esperança: um retrato da luta pela reforma agrária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário