quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Juventude Campo e Cidade realiza Escola de Formação de Militantes no Alto Sertão Sergipano



O Coletivo da Juventude Campo e Cidade de Sergipe realizou de 23 á 27 de janeiro a primeira Escola de Formação da Juventude da Classe Trabalhadora, que aconteceu no Colégio Dom José Brandão de Castro no Assentamento Queimada Grande em Poço Redondo.  A escola está organizando em três etapas, sendo a segunda em julho e a terceira em dezembro.  A primeira etapa te o foco na preparação do  acampamento da Juventude Campo e Cidade que acontecerá no período de  15 a 17 de março na cidade de Monte Alegre.                                                                                      
 A Escola de formação tem a participação da juventude do Grupo de Teatro Oiteiros, Grupo Raízes Nordestina, Grupo de Teatro Valdice Freire,  MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores, Pastoral da Juventude Rural, Grupo de Jovens Missão e Fé, Grupo Pirilampos. Grupo de Jovens Mistura Nordestina, Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos, FETASE e Grupo de Jovens Renovadores em Cristo.                                                    
O objetivo do Encontro foi fortalecer a formação política de militantes jovens a partir do estudo e aprofundamento teórico e pratico e fortalecer a construção da unidade política ideológica entre a juventude dos grupos e movimentos sociais, visando também a oportunidade da vivência e de intercambio das experiências da juventude para afirmação da luta.


"Juventude que ousa lutar, constrói o poder popular."

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Diante da seca, população do sertão realizará uma grande mobilização no dia 22

Estima-se que cerca de 500 trabalhadores rurais, apoiados por uma Comissão do Colegiado do Alto Sertão de Sergipe realizarão uma marcha pelas ruas da região, culminando no ginásio público, visando mais uma vez chamar a atenção das autoridades  estaduais e federais em defesa da criação de políticas públicas para o sertão sergipano.

DATA: 22-01-2013 
HORÁRIO: 09h00
LOCAL: POÇO REDONDO
                GINÁSIO DE ESPORTE DO MUNICÍPIO 







CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS VOCÊS!



sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O MST/SE realiza seu 26º Encontro Estadual



De 8 a 11 de janeiro de 2013, aconteceu no Centro de Capacitação Canudos - Assentamento Moacir Wanderley, no povoado Quissamã, o 26ª Encontro Estadual do MST. Durante esses quatro dias, diversas foram as análises e reflexões feitas pela militância vinda de todas as regiões do estado.
As discussões giraram em torno de debates construídos durante o Encontro Intersetorial do MST, realizado em novembro de 2012, priorizando nossos princípios organizativos e o método de trabalho de base como forma de atuação e preparação para o VI Congresso Nacional.
A participação das organizações populares do campo e da cidade, como MPA, MOTU (Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos), Consulta Popular, Levante Popular da Juventude, CTB e SINTES (Sindicato dos Bancários de Sergipe) no encontro, veio para fortalecer a unidade do Projeto Popular para o povo brasileiro.
“Só a organização do nosso movimento, articulado com os movimentos camponeses, ajudarão a construir uma força política no campo que pode mudar essa correlação de forças, pautando a reforma agrária como uma bandeira da sociedade” diz Gileno Damascena, Dirigente Nacional do MST em Sergipe.
Tendo clareza de quem são nossos principais inimigos: o agronegócio e suas ramificações nas esferas de poder do estado burguês, os 410 delegados e delegadas reforçaram o entendimento de que as marchas, as ocupações e as mobilizações trarão o vigor necessário para a retomada da reforma agrária como pauta do governo e da sociedade no ano de 2013. 

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

UFS no Sertão, JÁ


Pela implantação do Campus da UFS no Sertão, a juventude do COLETIVO DE JUVENTUDE DO CAMPO E CIDADE DO ALTO SERTÃO, sempre continuou no processo de muita mobilização, articulação e trabalho de base com a juventude sertaneja que luta em busca do sonho do ensino superior em seu território. Sempre ressaltamos que uma de nossas principais bandeiras de luta é a “UFS no Sertão”. A Juventude sertaneja do COLETIVO ainda grita bem alto que a juventude que ousa lutar, constrói o poder popular.

Sempre estamos presentes nessa luta, dando a nossa contribuição desde o trabalho de base nas escolas e comunidades, no processo de articulação política e no AgitProp.
O nosso trabalho continuará com muita força, inspirado na coragem do povo sertanejo. Permaneceremos organizando a juventude para construir as lutas e fortalecer o projeto popular para o Brasil!


Coletivo de Juventude do Campo e da Cidade do Alto Sertão.