quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Acampamento Valdir Macedo Inaugura Biblioteca Comunitária



No dia 14, quinta feira, no município de Cachoeira do Itanhy, na divisa de Sergipe com a Bahia, o acampamento Valdir Macedo inaugurou a sua Biblioteca Dona Maurina. O nome é em homenagem a uma grande lutadora  que dedicou sua vida a uma educação igualitária e as lutas sociais da região.
A iniciativa surgiu das próprias famílias por entenderem a importância da leitura no processo formativo/organizativo do MST e pela grande quantidade de jovens que hoje vivem no acampamento e nas comunidades vizinhas. Essa biblioteca tem por finalidades refletir o fortalecimento da luta do MST, em especial as famílias do acampamento destaca Fior da coordenação do acampamento. A  ideia dessa iniciativa, é entender que a educação se faz presente também na luta por terra, e temos que encarar isso como prioridade e compromisso em prol da luta relata Adailton da coordenação estadual do MST.

Para comemorar a iniciativa, diversas apresentações culturais foram organizadas para o dia: um coral juvenil do acampamento, grupos de capoeira, um leilão para ajudar  na manutenção da biblioteca, um ato político com entidades parceiras do MST e um almoço coletivo compartilhado com todos os presentes.  
No final do dia foi realizado um grande forro com o grupo pé de serra imburana de cheiro que animou toda companheirada.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário