quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

MST sai às ruas pelo fim dos Agrotóxicos



Aconteceu hoje (3), em Aracaju, capital de Sergipe, mais uma grande mobilização onde cerca de 200 pessoas percorreram as ruas tendo como pauta o dia internacional de luta contra o uso dos agrotóxicos que fez uma denuncia ao agronegócio. Esse dia de luta foi estabelecido como forma de recordar as mais de 30 mil pessoas falecidas em Bhopal, na India, em virtude do vazamento de 27 toneladas de um gás tóxico usado na fabricação de um praguicida.
O desastre químico foi considerado o pior da historia e a data foi estabelecida pela Pesticida Action Network (PAN) como o dia internacional do não uso de agrotóxicos. “A Dow é hoje uma das seis gigantes do mercado de venenos e sementes transgênicos, e em 2012 faturou U$ 60 bilhões”.
O MST Juntamente com diversas organizações do campo e da cidade, entre elas o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Levante Popular da Juventude (LPJ), Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), Marcha Mundial de Mulheres (MMM), Movimento Nacional de direitos Humanos (MNDH), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB).  
A concentração foi na Praça Fausto Cardoso no centro da cidade, e teve inicio com a mobilização organizada pela Marcha Mundial de Mulheres contra os insultos e incitação a violência contra as mulheres feita pelo vereador Agamenon Sobral (PP).
Após o ato realizado em frente à câmara de vereadores, os manifestantes saíram em marcha pelas ruas da cidade. Durante todo o percurso ocorreram várias intervenções de agitação e propaganda como stêncil, esquete teatral, panfletagem, grafitagem, que contribuíram para uma boa visibilidade da ação.
Hoje em Sergipe, a realidade é que boa parte das terras que deveriam ser utilizadas para produção de alimentos, predomina o monocultivo de cana de açúcar e o uso desses agrotóxicos acaba afetando as comunidades que estão ao redor desses canaviais.
Para Jorge Rabanal engenheiro agrônomo e militante do MST, “o objetivo da marcha é denunciar o uso dos agrotóxicos, com isso alertar a sociedade dos riscos para saúde da população”.
Com isso destaca-se um alto índice de doenças aos trabalhadores e trabalhadoras do campo, que tanto diretamente na hora do trabalho, ou indiretamente, acabam prejudicadas por essa prática.
Diante disso, o MST ver como extrema necessidade o estimulo a produção de alimentos agroecológicos onde a sociedade possa consumir na certeza de ser um alimento saudável sem riscos prejudiciais a saúde humana.



Ato foi uma denuncia dos impactos dos agrotóxicos no Brasil....
Influencia da bancada ruralista que faz a defesa dos interesses do agronegócio.
Brasil desde 2008 é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário