segunda-feira, 20 de maio de 2013

Movimentos Sociais fazem formação política a partir da Realidade Brasileira.

Durante os dias, 18 e 19/05, no Assentamento Moacyr Wanderley (Quissamã), militantes dos movimentos sociais participaram de formação a partir da realidade brasileira. A 1ª etapa da formação do CRB teve como tema A Formação Cultural do Povo Brasileiro”, O advogado e militante da Consulta Popular, Ricardo Gebrim de São Paulo, facilitou os debates a partir da obra “O Povo Brasileiro” de Darcy Ribeiro.


O curso nasceu da necessidade de se retomar a formação de militantes de forma mais sistemática, se voltar a pensar o Brasil e o Projeto Popular, a viabilidade da construção do Brasil como nação através das potencialidades, criatividades e da formação histórica, social, cultural e econômica do seu povo.

A formação é uma realização do Levante Popular da Juventude, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (MOTU), Associação Sergipana de Hip Hop (ALPV), Aliados pelo Verso, Consulta Popular, Central Única dos Trabalhadores (CUT), e Assembléia Popular. O curso Realidade Brasileira se estende até o mês de novembro com um fim de semana de formação por mês. O próximo módulo será estudado nos dias 15 e 16 de junho, tendo como tema: ‘A Formação Econômica do Brasil’, com base nas obras de Caio Prado Jr. & Celso Furtado.

Neste sentido, queremos ocupar esse espaço na sociedade. Para nos ajudar nessa tarefa, ninguém melhor que os clássicos brasileiros, pensadores (as), intelectuais e militantes que interpretaram o Brasil com originalidade, criticidade e profundidade. Orientados pelos ideais de mudança. Pensadores/militantes, renomados, reconhecidos e estudados muito mais fora do Brasil que por nós brasileiros (as): Florestan Fernandes, Celso Furtado, Caio Prado Jr., Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Milton Santos e tantos outros e outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário