segunda-feira, 10 de junho de 2013

Movimentos sociais debatem Democratização da Comunicação

Neste final de semana (8) e (9) de junho, o curso “Direito à comunicação, Democracia e Movimentos Sociais”, reuniu 30 militantes representando vários movimentos ativos no estado de Sergipe, no Centro de Formação Canudos localizado no Assentamento Moacyr Wanderley, povoado Quissamã.  

Os participantes debateram, a partir de exemplos concretos, a situação dos meios de comunicação no Brasil, concentrados nas mãos de algumas das famílias mais ricas do país e estreitamente vinculados a interesses políticos e empresariais. Uma realidade que tem como consequência um processo de marginalização das lutas sociais dentro da grande mídia.

Durante a segunda parte do Encontro, os presentes debateram as estratégias para construir uma comunicação popular expressando a realidade da grande maioria da população e a serviço das lutas sociais.

Para dar continuidade a este momento de debate e formação, os movimentos presentes decidiram de organizar, durante o mês de julho deste ano, uma segunda etapa do curso. Durante esta segunda etapa, os militantes aprenderão, através de oficinas práticas, a dominar várias técnicas de comunicação: radiodifusão, audiovisual, releases escritos, publicidade, etc.

Estiveram presentes militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social; Levante Popular da Juventude; Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (MOTU); Associação Abaô de Arte, Educação e Cultura Negra; Associação Sergipana de Hip Hop "Unidos pelo Verso"; Central Única dos Trabalhadores; sindicato Sinditêxtil.





Nenhum comentário:

Postar um comentário