sábado, 15 de junho de 2013

Na véspera da Copa, manifestação em Brasília bloqueia pista em frente ao Mané Garrincha


Representantes dos movimentos Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa (Ancop) e da Resistência Urbana - Frente Nacional de Movimentos do Comitê da Copa paralisaram o trânsito no Eixo Monumental em frente ao Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF), na manhã desta sexta-feira (14).
Os manifestantes incendiaram pneus ao longo da pista. O protesto faz parte da série de ações previstas para ocorrer em diversas cidades do país para questionar: Copa pra Quem? A desobstrução do eixo só ocorreu por volta das 11h. Em seguida, os manifestantes se dirigiram para a frente ao Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal, onde aguardam para serem recebidos pelo secretário de Governo, Gustavo Ponce de Leon.
Amanhã (15), Brasil e Japão fazem o jogo de abertura da Copa das Confederações, no Mané Garrincha, às 16h. Representantes dos dois movimentos disseram que realizarão, durante toda a semana, uma série de atos públicos em cidades do país. Segundo eles, o objetivo é denunciar as violações de direitos humanos que estão ocorrendo em razão da realização da Copa das Confederações e do Mundial de Futebol de 2014, e das Olimpíadas, em 2016.
“Estamos protestando contra os abusos da Copa em Brasília. Essa Copa não é do povo brasileiro, é dos empresários, é da Fifa", disse Edemilson Paraná, da Resistência Urbana. O questionamento é o valor destinado pelo governo federal para viabilizar a realização da Copa das Confederações, da Copa do Mundo e das Olimpíadas.

Calendário de atos em capitais do país
A Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa (Ancop) e a Resistência Urbana realizarão outras manifestações Copa Pra Quem?, como a que aconteceu na manhã desta sexta-feira (14), em Brasília (DF).
Outros atos públicos acontecerão ainda nesta sexta-feira em São Paulo (SP), na avenida Paulista. Em Porto Alegre (RS), está previsto um ato público, às 19h, no Largo Glenio Peres.
Em Palmas (TO), a previsão é que manifestantes se concentrem na principal avenida da cidade, a Juscelino Kubitschek, a partir das 16h. O calendário estabelecido pelo comando dos dois movimentos preveem atos públicos do Copa Pra Quem? em Teresina (PI) e Boa Vista (RR).
Eles planejam, ainda, outra manifestação no sábado (15), às 10h, em Brasília (DF), onde se concentrarão na rodoviária da capital e na feira próxima a Torre de TV.
Neste sábado os manifestantes se reunirão, também, no Rio de Janeiro (RJ), a partir das 9h , no Quilombo da Gamboa. Na capital fluminense, está prevista a “Copa Popular - Contra as Remoções”. A ideia é integrar as comunidades ameaçadas de remoção na cidade.
Na capital mineira, os representantes dos dois movimentos realizam desde quinta-feira (13) o Segundo Seminário do Comitê Popular dos Atingidos pela Copa de Belo Horizonte (MG). O encerramento está previsto para sábado com uma um jogo de futebol de rua.
Foto: Marcello Casal Jr./ABr

Nenhum comentário:

Postar um comentário