quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Encontro das Mulheres do Campo e da Cidade prepara mobilização do 8 de Março


No último sábado 22 de fevereiro, mais de 80 mulheres de movimentos sociais de moradia, juventude, trabalhadoras do campo, pescadoras e sindicatos participaram do IV Encontro de Mulheres do Campo e da Cidade em Aracaju organizado pela Marcha Mundial de Mulheres do estado de Sergipe. O encontro ocorreu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Sergipe (SINTESE).
Fizeram parte do encontro mulheres da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Consulta Popular, do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Sergipe (SINTESE), do Levante Popular da Juventude, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (MOTU), do Movimento Mulheres Camponesas (MMC), da Casa das Domésticas, da Associação da Pesca, do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR) e do DCE da UFS. Além disso, contamos com a presença da assessoria da Deputada Estadual Ana Lúcia (PT) e do Vereador Iran Barbosa (PT).

Preparação ao 8 de Março
Este espaço teve como objetivo de contribuir na formação dos diversos movimentos sociais e sindicatos que constroem a Marcha Mundial de Mulheres no estado de Sergipe, assim como preparar para as mobilizações no 8 de Março, Dia Internacional das Mulheres.
O Encontro começou com uma mística de abertura e saudações às organizações presentes. Em seguida, foi realizado um debate sobre o tema Mulher na Política.
Maria Teles, Secretária de Políticas Públicas para Mulheres do Estado de Sergipe, ressaltou “a importância da luta das mulheres para garantir mais espaço na política e na criação de políticas públicas voltadas para as mulheres”. Além disso, a secretária levantou algumas ações da secretaria quanto a políticas públicas para as mulheres no enfrentamento da violência contra a mulher.

A importância do Plebiscito Popular
A militante Emanuele Suzart, da Marcha Mundial de Mulheres e da Consulta Popular, relembrou a origem da desigualdade de gênero e o processo de exclusão da mulher na esfera da política, além de cobrar do governo uma atenção maior para as pautas feministas.
Segundo Emanuele, “o processo de construção do Plebiscito Popular é uma oportunidade de reforçar as pautas das mulheres, assim como sua representação política.”
No terceiro momento foi realizada uma troca de experiência sobre os desafios propostos para as mulheres nas organizações em que fazem parte.
O encontro fomentou a necessidade de formação das mulheres, seja nos movimentos feministas, seja nos movimentos mistos. Também animou e fortaleceu as mulheres para a construção das lutas no estado de Sergipe para o ano de 2014. Com as mulheres organizadas e dispostas para a luta, damos passos importantíssimos para a construção de um Projeto Feminista e Popular!

Secretaria Operativa Estadual
Consulta Popular Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário