terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

6° Congresso Nacional do MST: Sergipe, presente!


Uma delegação com mais de 500 militantes do MST- Sergipe está participando, desde segunda-feira (10/02), do VI Congresso nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. O Congresso está reunindo 15 mil militantes do MST de 10 a 14 de fevereiro em Brasilia. 

Os militantes do MST-Sergipe, oriundos das cinco regiões do estado, estão participando dos debates sobre os rumos da luta pela terra no Brasil. Nesta terça-feira (11/02), João Pedro Stédile, da coordenação nacional do MST, reafirmou durante a plenária a necessidade de uma Reforma Agrária Popular como contraponto ao atual período de invasão de capital na agricultura brasileira, que está inviabilizando a realização de uma Reforma Agrária clássica. Segundo Stédile, esta Reforma Agrária Popular deve basear-se na conquista da terra pelos trabalhadores rurais, mas exige também a implementação de uma matriz de produção agroecológica, o desenvolvimento de agroindústrias sob controle dos trabalhadores, assim como avanços sociais fundamentais, como acesso à saúde e educação, dentro dos assentamentos.

"O atual momento exige um salto de qualidade por parte do nosso movimento" ressaltou Gileno Damascena, integrante da direção do MST em Sergipe. "Temos que organizar os nossos territórios para produzir vida e alimentos, conquistando assim o 80% da população brasileira que mora hoje na cidade."


Na tenda da Reforma Agrária, o MST-Sergipe expõe uma amostra da produção dos seus assentamentos: artesanato típico da região e uma grande variedade de frutos, tais como jaca, abacaxi, melancia, água de coco, bolos produzidos no local pelos moradores do assentamento Caraíbas. 

A delegação montou até uma casa de farinha na área de exposição dos produtos regionais.


Os 500 militantes vão participar dos debates e das mobilizações durante todo o Congresso. O lema da delegação: "Sergipe, presente nas lutas populares, ontem, hoje e sempre!"




Nenhum comentário:

Postar um comentário