segunda-feira, 30 de junho de 2014

Famílias do MST ocupam fazenda no município de Cumbe





25 famílias do Movimento dos Trabalhadores rurais Sem Terra (MST) ocuparam, dia 14 de junho, a fazenda Araça no município de Cumbe, a uns 60 quilômetros da capital Aracaju.

As famílias do acampamento Euclides da Cunha estão reivindicando a terra há mais de um ano. Segundo Francisco dos Santos Nazaré, coordenador da frente de massa em Nossa Senhora da Glória, “a fazenda é improdutiva. Ela não cumpre a função social.” No local, o cenário é de abandono, o mato tomando conta das terras deixadas improdutivas. Os acampados montaram os barracos do lado da sede da fazenda, um prédio em ruínas, sem portas.

Rogério, trabalhador rural de 20 anos, resolveu acampar para melhorar as perspectivas de vida: “Trabalho nas fazendas dos outros. Agora, quero ganhar um pedaço de terra para produzir, melhorar as condições de vida da minha família.” Ansiosos de cultivar a terra,  Rogério e os colegas acampados já roçaram uma pequena faixa de terra na beira dos barracos, onde plantaram cenoura, couve, cebola e alface.

“Aqui tem muita terra para trabalhar, e estamos confiantes que vamos conquista-la”, diz Daiane, lavradora rural e mãe de família. “Mas temos necessidades importantes: não tem luz, nem água no acampamento. Tem várias crianças aqui, e necessitamos de posto de saúde e escola. Vamos seguir na luta.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário