segunda-feira, 27 de abril de 2015

Movimentos sociais protestam contra os 50 anos da Rede Globo

Cerca de 150 manifestantes se reuniram neste domingo, 26, na praça Maracaju, em Aracaju, para protestar contra a comemoração dos 50 anos da Rede Globo. Em marcha ao som de batuques e palavras de ordem, como “o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo” e “a verdade é dura, a Rede Globo apoiou a ditadura”, seguiram até a sede da filiada da Rede Globo no Estado, a TV Sergipe.

O grupo permaneceu em frente à TV Sergipe por cerca de uma hora. Entre os participantes estavam militantes de vários movimentos sociais, como Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (MOTU) Movimento Nacional pelos Direitos Humanos (MNDH) e Levante Popular da Juventude (LPJ).

Segundo os organizadores, o objetivo foi protestar contra a manipulação e a forma como a emissora distorce os fatos para que a sociedade compactue com o discurso das classes dominantes. “O ato  é contra os abusos que a Rede Globo comete com o trabalhador que não vê suas pautas e necessidades sendo notícia na TV, ao contrário, somos sempre criminalizados”, argumenta Maria José, do MOTU.

Mídia democrática - Já Roberval dos Santos, 42 anos, militante do MST, destaca a democratização da comunicação. “Precisamos de uma mídia democrática que não atenda só os anseios da classe dominante, precisamos regionalizar a programação ao invés de hegemonizar os conteúdos e apagar a cultura popular”.

Além  da criminalização dos movimentos sociais e o apoio à ditadura no Brasil, a sonegação de imposto da Rede Globo, a erotização da programação e o apelo à desvalorização da Petrobras também foram questionadas pelos manifestantes.

Após o ato, e com a chegada da Polícia Militar, os manifestantes retornaram em caminhada para a praça Maracaju, que contou vasta programação cultural, como apresentação de hip hop e de cantores locais. O ato em Sergipe faz parte de uma mobilização nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário